Possível bela flor

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009

Por Vanessa Nicola e Labrea - 10/08/2009

Há três dias atrás, em São Paulo, a cantora Maria Gadú - nova promessa da MPB - realizou o show de lançamento de seu primeiro CD, que inclui canções de sua autoria.

Produzido por Rodrigo Vidal, o disco é repleto de participações no mínimo relevantes para alguém que acaba de dar início à carreira, como Stephan SanJuan, Dadi, Cesinha, Arthur Maia, Fernando Caneca, Nicolas Krassik, Nando Duarte, Felipe Pinaud, Alexandre Prol e Marcelo Costa.

Maria Gadú tem apenas 22 anos e já acumula elogios e verdadeiro afeto de nomes como Caetano Veloso e Milton Nascimento, que a convidaram mais de uma vez para encontros musicais em suas casas, ou João Donato, que disse “prever um caminho iluminado para ela”.

Entre as canções selecionadas para o primeiro álbum estão "Ne Me Quitte Pas", de Jacques Brel (mais conhecida na voz de Nina Simone) e "A História de Lily Braun", de Chico Buarque e Edu Lobo. Além, é claro, do bloco de composições próprias, que inclusive comporta algumas escritas durante a precoce idade de 10 ou 12 anos da jovem cantora.


Sobre sua influência, diz ter crescido ouvindo muita música clássica, pois sua avó exercia canto lírico. Depois de um largo período de imersão em notas para o piano de Chopin e outros clássicos, Gadú diz ter conhecido profundamente a obra de Adoniram Barbosa. Anexos a esses, aparecem os nomes de Marisa Monte e Sandy & Júnior como preferências musicais da já considerada promissora aposta do universo popular brasileiro.

http://www.filhasdapuc.com/2009/08/ha-tres-dias-atras-em-sao-paulo-cantora.html

0 comentários:

Release

Tudo está acontecendo muito rápido na vida da paulistana de 22 anos Maria Gadú. Em menos de cinco meses chegou ao Rio, fechou contrato com a Som Livre para o lançamento do disco de estréia e atraiu à sua temporada no Cinemathèque ninguém menos que Caetano Veloso e Milton Nascimento, além de uma penca de outros artistas, críticos musicais, cineastas, atrizes, descolados e músicos.
O público em geral compartilha o mesmo sentimento. Está diante de uma cantora e compositora de verdade, presenciando o nascimento de um novo talento, não conseguem compará-la a nada. Maria é diferente de tudo o que já viram.
Quando Gadú sobe ao palco, qualquer desavisado pode achar que ela faz parte de uma nova onda rock´n´roll, meio punk, meio indie. Ousada, ela parece mesmo que vai chegar na marra, cheia de atitude; mas basta abrir a boca, para a cantora mostrar suavidade em forma de MPB, com tudo muito próprio: letra, música e voz. Este contraste surpreende e seduz. Talvez isso explique um pouco Maria Gadú. Mas ninguém quer saber de entender. Melhor prestar atenção e deixar acontecer.

Via SLAP

Agenda

JANEIRO

14 - Bar Opinião às 23h - Porto Alegre/RS

15 - Scooba às 22h - Imbé/RS

19 - Circo Voador às 23h - Rio de Janeiro/RJ
*Participação no DVD do Ao Vivo do Eagle-Eye Cherry

22 - Circo Voador às 23h - Rio de Janeiro/RJ

30 - Espaço Cultural Veja Rio - Palco Claro, Praça Santos Dumont às 22h - Búzios/RJ

FEVEREIRO

03 - Vivo Rio às 21h - Rio de Janeiro/RJ

07 - Praia Brava às 17h - Florianópolis/SC

MARÇO

19 - HSBC às 23h - são Paulo/SP


*Maiores informações: Acesse aqui a comunidade do FCO Bela Flor no Orkut*

Mural