A embalagem é bonita, mas a música...
Novos álbuns das cantoras Ana Carolina, Ana Cañas e Maria Gadú decepcionam
Um grande investimento técnico agrega valor artístico a um disco a ponto de torná-lo bom? Cada um a sua maneira, os novos CDs da veterana Ana Carolina e das novatas Ana Cañas e Maria Gadú respondem – com um “não’’– a essa pergunta.Os lançamentos estão sendo tratados à moda antiga por suas respectivas gravadoras, com a mesma pompa dos tempos em que a indústria vendia muitos discos e, de volta, tinha bom dinheiro para gastar com eles. Nos três casos, os altos investimentos saltam aos olhos já nos encartes – seja pela qualidade gráfica, seja pelo desfile de nomes estrelados nas fichas. Produtores “hypados’’ foram escalados, nomes consagrados assinam parcerias, astros internacionais fazem duetos, fotógrafos de moda clicam as capas.
Ao que parece, mais do que buscar afinidades reais entre as cantoras, seus convidados e equipes técnicas, a preocupação aqui parece ter sido conquistar a credibilidade por meio da ostentação de grifes. E o resultado musical ficou abaixo da crítica.
Pode-se dizer que a produção musical de um álbum foi bem executada em duas circunstâncias. Quando, preocupada em trazer a primeiro plano a personalidade do artista, ela não se deixa notar e se torna invisível. Ou quando, ao contrário, dá um jeito de aparecer com mais intensidade que o próprio artista, preenchendo o vazio causado pela falta de personalidade dele.
Os lançamentos das cantoras Ana Cañas, Maria Gadú e Ana Carolina misturam essas situações de forma esquizofrênica. No caso de Cañas e Gadú, atuais apostas das gravadoras Sony e Som Livre, o problema parece ter vindo de cima. A produção esmerada dos respectivos álbuns importa-se de menos em trazer à tona a novidade, os talentos que essas mesmas artistas já demonstraram em apresentações ao vivo.
Preferiram investir no hype e formatá-las em padrões de qualidade do antigo mercado, adornando o “produto’’ com nomes reconhecíveis pelo público consumidor.
Por MARCUS PRETO | Folhapress
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